Assembleia 2016 

Assembleia da Associação Ibero-Americana de Cirurgia Pediátrica (AIACP)

25 de agosto de 2016 1:00 p.m. Lima Peru.

Com a participação dos delegados dos países que compõem o AIACP e convidados de projetos especiais e sob a presidência do Dr. Max Carsald Schlobach, a assembléia é desenvolvida onde são tocados os seguintes pontos.

1.- Bem-vindo e apresentação de delegados e convidados.

2.- O Dr. Edgar Morales Juvera (presidente entrante da AIACP) nos informa que o próximo congresso será realizado de 11 a 15 de setembro de 2018 na Riviera Maya, CanCún, QR México, já contando com um programa científico preliminares, trípticos, um portal de internet e muitos desejos de ter um excelente congresso.

3.- PAPIATAS LATINAS O Dr. Mario Riquelme Heras (cima_riquelme@hotmail.com) do México, membro da Associação Pacifica de Cirurgiões Pediátricos (PAPS), apresenta a plataforma online (paps.latino@gmail.com) conhecimentos e atualizações em espanhol para os membros das sociedades que integram o AIACP, com reconhecimento e valor curricular pela Universidade de Monterrey (UDEM), nos informa que durante 2015 e 2016 foi transmitida continuamente e que é um programa bem sucedido. Ele nos diz que no ano que vem, no congresso anual de Seattle, marca o 50º aniversário do PAPS.

4.- CAPÍTULO AIACP TRAUMA. O Dr. Paul Astudillo (Equador) e o Dr. Guillermo Concha (Chile) comentaram que o trauma é uma doença endêmica evitável que ocupa o primeiro lugar na morbidade e mortalidade entre 1 e 18 anos em nossos países, por isso é urgente organizar o Capítulo de Traumatismo da AIACP, que nos permite melhorar o atendimento desses pacientes com várias estratégias de prevenção, atempada, protocolizada, gerenciamento inicial e definitivo, razão pela qual este projeto é iniciado, tendo como Coordenador Dr. Paul Astudillo e buscando integrar todas as partes interessadas neste domínio em nossos países.

5.- CAPÍTULO DO ENSINO DE TREINAMENTO DO AIACP. A Dra. Galicia Montecinos (Chile) comentou o grave problema que representa a diversidade de programas para treinar cirurgiões pediátricos em cada país e a urgência de nossa organização para estabelecer os mínimos necessários para o treinamento ótimo do cirurgião pediátrico, por isso é integrado este capítulo, sendo como coordenador Dr. Montecinos e colaborando com o Dr. Rafael Trinchet (Cuba), Dr. Leopoldo Torres C (México)

6.- SEDE CONGRESO 2020 A sede do Congresso 2020 é escolhida, apresentando as cidades de Quito, Equador pelo Dr. Jorge Villacis G e Porto, Portugal, pela Dra. Maria da Conceição Rosa S., vencedora por maioria PORTO 2020

7.- QUESTÕES GERAIS:

A). - Dr. Juan Ramón Cepeda (México), informa e convida o L Congresso nacional do México, que será realizado em Los Cabos, BCS, de 12 a 15 de setembro de 2017, juntamente com o IPEG.

B). - Dr. Luis Santamaría (Costa Rica), junta-se ao encontro com o Dr. Fco Berchi (Espanha), que ratifica seu desejo de continuar participando do AIACP em Cancún e no Porto.

C). - Dr. Rafael Trinchet (Cuba) Promove um voto de confiança da assembléia para o próximo conselho de administração para tomar as decisões necessárias e permitir racionalizar o trabalho do AIACP, esta proposta é aprovada por unanimidade.

D). - Dr. Max Schlobach Carsalad O presidente da AIACP dá uma mensagem de agradecimento ao comitê organizador local e graças a todos os delegados por sua participação durante o congresso.

E). - Dr. Devendra K Gupta, Presidente da Wofaps, agradece ao comité organizador por suas atenções e faz um amplo comentário sobre o trabalho realizado pela Wofaps em todo o mundo. Além disso, oferece uma medalha de ouro de reconhecimento ao mérito ibero-americano no próximo congresso de 2018, recomendando elaborar regras e bases para uma seleção justa de quem o recebe. A sessão conclui com um reconhecimento ao Dr. Giovanna Punis e a todos aqueles que participaram da organização de Lima 2016 pelo sucesso alcançado.



© pagina Auspiciada por La Sociedad Mexicana de Cirugia Pediatrica 2018/ webmaster Edgar Morales ©