Assembleia 2018

Assembleia da Associação Ibero-Americana de Cirurgia Pediátrica (AIACP)

13 de setembro de 2018 11:00 h Hotel Barceló, Riviera Maya, Q.R. Mx

Com a participação de delegados dos países do AIACP e convidados de projetos especiais e sob a presidência do Dr. Edgar Morales Juvera a montagem ocorre, destacando entusiasmo e espírito de cooperação dos participantes, onde os seguintes pontos são tocados:

1.- Boas-vindas e abertura da sessão pelo Dr. Edgar Morales

 

2.- Apresentação de todos os participantes e um pedido de desculpas é apresentado por aqueles que nos informaram de sua ausência.

 

3.- Leitura e aprovação do VII Congresso realizado em Lima, Peru, em 2016.

 

4.- PORTAL DA AIACP: Dr. Edgar Morales; relata que ainda há páginas abertas de AIACP em Cuba e na Colômbia, mas não foram alimentados, o nosso portal (aiberoamericanacirped.org) actualmente em vigor e fornece uma atualização deste Congresso eo IX Congresso Porto informações e links de cada empresa membro do AIACP com a bandeira correspondente. Um aspecto importante é atualizar o diretório com os presidentes atuais. Além de estabelecer vínculos com as revistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e México e com os congressos nacionais de cada país.

É relatado que já existe no AIACP livro local da cara com as informações de vídeo conferências espanhóis e portugueses e no futuro serão transmitidos. O amplo apoio da Sociedade Mexicana de Cir Ped (SyCMCP) é destacado nesta seção.

 

5. PORTO 2020: Dr. Ma Conceição Salgado faz a apresentação do IX Congresso Ibero-Americano, que será realizada simultaneamente com o Congresso Ibérico, o Congresso de Espanha, Portugal e do Congresso do Congresso Pan-americano XXVII .. Porto, Portugal de 28 de abril a 1º de maio de 2020. Ele apresenta um programa preliminar, com a comissão organizadora, fazendo um convite para que cada sociedade de nomear um membro para o Comité Científico. Além disso, ele informa-nos de tudo o que Porto oferece, bem como Portugal, observando que ele tem tudo que você precisa para organizar uma grande conferência.

 

6. EDITORIAL PROPOSTA DE ESPANHA: Dr. Juan Carlos Agustin (... Soc Espanhol presidente do Cir Ped) apresentou a proposta para converter o Jornal Espanhol de Cirurgia Pediátrica do órgão oficial do AIACP, com uma editora na Espanha, editora na América do Norte e editora na América do Sul. Relatando que atualmente quatro edições são publicadas a cada ano e os resumos de congressos locais, bem como números monográficos, serão aumentados para mais 6. Apresenta um estudo financeiro calculando o custo atual e a contribuição necessária de cada sociedade (atualmente tem um custo de 7000 Es e aumentaria para 22000 Es a cada ano)

 

7. PAPS AMÉRICA: Dr. Mario Riquelme Heras (cima_riquelme@hotmail.com) do México, membro da Associação do Pacífico of Pediatric Surgeons (PAPS) nos informa que a plataforma on line (paps.latino@gmail.com) tem apresentadas 35 conferências nos últimos anos com alto-falantes de diferentes países, líderes em seu campo, participando ao vivo de 40 a 50 cirurgiões pediátricos, com um total acumulado de 3500 visitas ea página de Facebook tem 800 usuários registrados, enquanto aqueles Eles são meios eficazes para obter informações para todos os cirurgiões pediátricos falantes de espanhol. Convida todos os delegados a participar, oferecendo o portal on-line nas atividades desenvolvidas pelo AIACP.

 

Capítulo 8. TRAUMA: Dr. Pablo Lezama (Mx) fez uma apresentação sobre programa da CARE desde a sua criação em 2014 até hoje e o potencial de melhorar o cuidado do paciente trauma. Dr. Paul Astudillo (Equador) disse que a necessidade de integrar a AIACP comitê de trauma, para apoiar tanto um curso de atendimento inicial que já existe em diversos países, como o curso de cuidado que pode ser considerado avançado, um objetivo importante levaria a Porto em 2019 uma proposta de atendimento integral de trauma para implementar em toda a região com o aval e apoio do paciente AIACP.

 

CAPÍTULO 9. Formação cirurgião pediátrico. Dr. Galicia Montecinos apresenta uma visão geral da formação do cirurgião pediátrico na América Latina, apontando muitas diferenças na região e até mesmo dentro do mesmo país, e, portanto, propõe que cada nome de país um representante para trabalhar em conjunto para desenvolver um programa que inclua: -conhecimento, habilidades e habilidades endossadas pela AIACP para apresentá-lo no Porto 2020.

 

10.- CONGRESSOS FUTUROS: Antes de realizar a eleição do local, a Dra. Galicia Montecinos o concede ao Equador. Dr. P Astudillo nos informa sobre o congresso de 2022 a ser realizado em Guayaquil. E a Dra. Mónica Contador (Pdte. De la Soc. Chilena) faz uma apresentação abrangente de Santiago para o congresso de 2024.

 

11.- ASSUNTOS GERAIS:

a) .- A necessidade de cada país membro para contribuir com uma taxa para o AIACP, para cobrir as despesas do mesmo, é discutido. Considera-se que o local mais adequado para abrir a conta é o Brasil, porque existem escritórios. Dr. Zanotti recomenda um pagamento mínimo de 50 nós para pequenas empresas e elevar a taxa de acordo com o número de membros em empresas maiores. O Dr. JR Baratella nos informará se é possível abrir a conta no Brasil.

b) .- Dr. M. Riquelme propõe a criação de medalha Dr. Alberto Peña, concedido pela AIACP para cirurgiões pediátricos latino-americanos que têm feito um trabalho importante, para dar o primeiro Porto em 2020. Como é É necessário preparar um regulamento e dar o telefonema um ano antes do congresso de 2020.

 

Conclui a sessão às 13:22

 

Dr Edgar Morales Juvera

Dr. Leopoldo Torres

 

 

© pagina Auspiciada por La Sociedad Mexicana de Cirugia Pediatrica 2018/ webmaster Edgar Morales ©